Aposentadoria por Idade

Aposentadoria por Idade é um benefício para todos os segurados contribuintes com a previdência social (INSS). Existe dois tipos de aposentadorias distintas, que tem como requisito a idade do cidadão contribuinte do INSS, sendo a aposentadoria por idade urbana e a aposentadoria por idade rural.
A aposentadoria por idade do trabalhador urbano é concedida a todo o trabalhador que contribuiu para com o INSS em atividade de trabalho exercida e relacionada com a cidade. Estes trabalhadores têm o direito a aposentadoria se homem, quando completar a idade de 65 anos e tiver no mínimo cento e oitenta meses de contribuição para com o INSS e se mulher, quando completar a idade de 60 anos e também tiver cento e oitenta meses de contribuição para com o INSS.
A aposentadoria por idade do trabalhador urbano poderá ser requerida pela empresa, compulsoriamente, desde que o empregado tenha cumprido o período de carência (contribuições) exigido e tenha completado 70 anos, se homem, e 65 anos, se mulher.
Inicia-se o beneficio de aposentadoria destes trabalhadores empregados, inclusive os domésticos, na data do desligamento do emprego, se requerida até 90 dias após o desligamento, ou na data da entrada do requerimento, se não houver desligamento do emprego, ou quando for requerido após os 90 dias do desligamento da empresa.
A aposentadoria por idade do trabalhador rural, segurado especial (pequeno proprietário rural, pescador, meeiro, parceiro) é concedida a todo o trabalhador que contribuiu para com o INSS em atividade de trabalho exercido e relacionado com o campo, inclusive o segurado especial (produtor rural em economia familiar, trabalhador rural, pescador), que não contribui, mas tem o direito a se aposentar por idade.
Na aposentadoria dos rurais, o limite de idade é reduzido em cinco anos, passando o homem a se aposentar com 60 anos e a mulher com 55 anos, desde que comprovado o efetivo exercido de atividade rural nos últimos quinze anos, e o aposentado rural – segurado especial (que não contribui mensalmente), tem direito ao beneficio de um salário mínimo mensal
Após cumprido estes requisitos, o cidadão deve comparecer a uma agência da Previdência Social e fazer o requerimento de aposentadoria.
Cidadão, exija o seu direito.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.